SÃO PAULO TEM PRIMEIRO HOSPITAL VETERINÁRIO PÚBLICO DO BRASIL

Publicado em 10 de setembro de 2012

Animais abandonados nas ruas serão tratados e encaminhados para adoção


Alessandra Sayegh Arreguy Silva, Gestora do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa

Em São Paulo, no bairro Tatuapé, estão sendo atendidos gratuitamente, desde julho deste ano, cerca de 40 cães e gatos por dia, no primeiro hospital veterinário público do Brasil. No hospital acontecem consultas, cirurgias, exames laboratoriais – hemogramas, bioquímicos e sorologias –, exames de diagnóstico por imagem – eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassom e radiografias. Também funciona no local uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Trabalham no hospital 14 médicos veterinários em especialidades como anestesiologia, dermatologia, clínica médica, ortopedia e cirurgia geral.

O projeto foi implementado com uma verba inicial conseguida no orçamento 2012 da Prefeitura Municipal de São Paulo e graças a um convênio entre o município e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SP). A verba inicial foi de R$ 10 milhões. Está também em construção o Núcleo de Bem-Estar Animal, onde ficarão os animais para adoção.

Mensalmente a Anclivepa-SP contará com um repasse mensal de até R$ 600 mil pela Prefeitura, para manutenção do Hospital.

Com o Hospital Veterinário Público, milhares de animais da população de baixa renda poderão ser salvos e menos animais serão abandonados nas ruas. Além disso, ONGs e associações que amparam animais abandonados ou doentes poderão usufruir dos serviços.

É um projeto louvável que provavelmente irá se expandir rapidamente a outras capitais do Brasil e posteriormente a cidades como a Viçosa.