Importância da Iniciação Científica na formação do farmacêutico

Publicado em 28 de março de 2014

Pesquisa de novos fármacos é campo pouco explorado

Adriana Maria Patarroyo Vargas: Farmacêutica, Mestre em Bioquímica. Professora do Curso de Farmácia da UNIVIÇOSA

O farmacêutico é um profissional preparado para atuar em diversas áreas, sendo a área de pesquisa e desenvolvimento campos ainda pouco explorado. Para atuar na pesquisa de novos fármacos e no desenvolvimento de novas formulações, o farmacêutico deve ter perfil de pesquisador, que sempre busca novos desafios, conhecimentos e a solução de problemas. Durante a formação acadêmica, o contato do aluno com a iniciação científica possibilita a construção de um futuro farmacêutico com essas características.

Pensando nisso, o curso de Farmácia da UNIVIÇOSA criou o grupo de pesquisa FitoFármacos que, dentre outras funções, é um programa de apoio a iniciação científica. A proposta do grupo é produzir conhecimentos no campo científico e tecnológico, promovendo a iniciação científica e congregando docentes pesquisadores para desenvolver pesquisas na área farmacêutica com foco na bioprospecção de metabólitos de plantas para aplicação na área de cosméticos e medicamentos.

Os alunos do curso de Farmácia que fazem parte do grupo são orientados por professores dentro de uma das linhas de pesquisa na área de cosmetologia, fitoquímica, farmacologia de produtos naturais e controle de qualidade. Para participar do grupo, o aluno deve se submeter ao processo seletivo e, após aprovação, será vinculado a um projeto onde seguirá com as pesquisas, sempre orientado pelo professor.