Falsificação de remédios Farmácia participa de treinamento em Ponte Nova

Publicado em 25 de maio de 2010

Treinamento com auditório lotado


A Gerência Regional de Saúde de Ponte Nova, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ponte Nova e a Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (Facisa) da União de Ensino Superior de Viçosa (Univiçosa), promoveu treinamento sobre falsificações de medicamentos, ações de fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). Foi na quarta-feira 19.
  
O curso, ministrado pelo Farmacêutico e especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa Thiago Rezende Pereira Cunha teve como público alvo farmacêuticos municipais, referências em vigilância sanitária, farmacêuticos de drogarias e farmácias e representantes dos 29 municípios da jurisdição GRS de Ponte Nova. “O objetivo do treinamento é a capacitação de profissionais para que esses se tornem multiplicadores em suas regiões, buscando prevenir o uso de certos medicamentos que são nocivos à saúde dos pacientes”, ressaltou a diretora da
GRS/Ponte Nova, Maria de Fátima Alves Costa Pereira. 

Segundo Marcos Luiz de Carvalho, coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica da GRS Ponte Nova, “o evento é de extrema importância para a saúde pública, uma vez que capacita e conscientiza os profissionais sobre os aspectos legais que regem a comercialização/controle/fiscalização dos medicamentos controlados (psicotrópicos).
Capacitados e cientes de suas responsabilidades, os profissionais estão aptos a orientar a população no que tange ao uso racional dos medicamentos controlados”. Ressaltou ainda, que o Brasil é um dos países com maior volume de venda de algumas classes de medicamentos psicotrópicos, como moderadores de apetite. 

A Secretária Estadual de Saúde apoia campanha da Anvisa sobre medicamentos falsificados, assim é essencial que a GRS de Ponte Nova esteja atualizada sobre os temas abordados. “Este treinamento é imprescindível para os municípios e profissionais envolvidos com a dispensação e a fiscalização, uma vez que medicamento é um item essencial à qualidade da saúde da população”, concluiu o farmacêutico, Thiago Rezende Pereira Cunha.

O Gestor do Curso de Farmácia, Marcos Rodrigo de Oliveira, reafirma a importância da parceria entre os governos federal, estadual e municipal envolvendo, ainda, empresas do segmento. “Somente assim os profissionais estarão capacitados a atuarem com a eficácia que a sociedade merece e se tornarão multiplicadores da iniciativa”, conclui.