Alunos do Curso de Administração participam de visitas técnicas em Petrópolis e Rio de Janeiro

Publicado em 26 de maio de 2015

Acadêmicos da Univiçosa em Visita Técnica

Nesta sexta (22) e sábado (23), os alunos do curso de Administração da Univiçosa participaram de visitas acadêmicas guiadas à Cervejaria Bohemia, em Petrópolis, e à Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, ambos no Estado do Rio de Janeiro. As visitas foram coordenadas pelo professor, Fábio Simão, da área de Ciências Sociais e Organizações e Economia Brasileira, pela professora e gestora do curso, Michele Rodrigues, e o acadêmico do 5 período, Paulo Vinicyus Santos. As visitações contaram com a presença das professoras Maria del Pilar, da área de Ciências Contábeis e Gestão de Custos da Univiçosa e, Kerla Cabral, da área de Gestão de Processos.

Durante a visita os alunos conheceram o Museu Bohemia, estrutura formidável que guarda histórias da indústria da cerveja desde o Antigo Egito até o Mundo Contemporâneo. Na oportunidade, alguns acadêmicos concederam entrevista à TV Bandeirantes, que fazia matéria sobre o complexo (o link pode ser acessado no site da emissora). Pelos corredores das instalações da centenária cervejaria foi possível observar a linha de produção em tempo real, o que rendeu aos alunos e professores uma experiência prática do processo produtivo de uma empresa de tal porte e importância. Os visitantes aprenderam também sobre o processo de beneficiamento e condicionamento do mosco e dos ingredientes centrais da bebida (água, malte, lúpulo e levedura), segundo a receita tradicional dos mestres cervejeiros.

Na Ilha Fiscal, castelo em estilo neogótico localizado no centro da Baia de Guanabara, hoje sob guarda da Marinha do Brasil, os alunos tiveram uma experiência única, voltando ao século XIX e aos últimos dias do Império Brasileiro para reviver um tempo em que o prédio abrigava a Alfândega do Brasil. A vista privilegiada da Ponte Rio Niterói, maior símbolo do “Milagre Econômico Brasileiro” (1960-1970), foi igualmente propósito para ilustrar as amplas discussões de Economia do Brasil Contemporâneo.

O aluno, Paulo Vinicyus, observou que “aprender mais sobre a história da Economia Brasileira e sobre as questões políticas que envolveram a construção da Ilha Fiscal, faz-nos compreender melhor o nosso país e, assim, identificar-se mais com ele”.

“O evento foi a um só tempo uma oportunidade de aprendizado e confraternização dos alunos entre si e deles com os seus professores, valendo igualmente como visita técnica e cultural”, avaliou o professor Fábio Simão, coordenador do projeto.


Para a gestora do curso Michele Rodrigues, “as visitas técnicas possibilitam a visão prática do que é visto em sala de aula. É um momento de grande aprendizado e integração”.