* Celber Limonge
Parece paradoxal, mas não é: existe dor de dentre que não é do dente. Ela pode ter várias causas. A massa de neurônios que inervam os dentes pode se tornar sensível por um motivo qualquer: sinusites, infecções, tumores, dentre outros; e isto pode gerar dor irradiada para o dente.
Outra possibilidade são os chamados pontos-gatilhos, áreas dolorosas que ficam em músculos no rosto, mandíbula, maxilar, dentro da boca, que podem provocar dor para o dente, assim como, também, problemas na ATM (Articulação temporomandibular).
O contrário também é verdade, pois problemas odontológicos podem provocar dores em outras regiões como a cabeça, ATM e pescoço, por exemplo.
Na abertura e fechamento da boca, músculos específicos localizados na cabeça e no pescoço funcionam sinergicamente para que o movimento seja harmonioso e eficaz no falar, mastigar e em outras funções afins. Desta forma, quando há uma disfunção por problemas de oclusão ou ausência de um ou mais dentes, estes músculos se adaptam a esta nova realidade e iniciam um funcionamento diferente do que estava programado para executar.
Com o tempo, esta adaptação sobrecarrega os músculos da mastigação e surgem os pontos gatilhos que deverão ser tratados pela Fisioterapia.
O serviço está disponível para a comunidade no Departamento de Fisioterapia da Clínica Escola da Univiçosa e os atendimentos podem ser agendados pelo telefone 31 3899 8042.
* Gestor do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa