O que são Resíduos Eletroeletrônicos

Publicado em 11 de outubro de 2013

Equipamentos antigos ou com defeito não podem ir para lixo comum (Stock Photos)

Entende-se por Resíduos Eletroeletrônicos (REE) todos os materiais que utilizam eletricidade e se tornam obsoletos após os usos domésticos, industriais e comerciais, são exemplos os televisores, monitores, telefones, celulares, computadores, notebook, câmeras digitais, dentre outros.

No Brasil foi implementada a Política Nacional de Resíduos Sólidos — Lei 12.305/2010, determinando que se deve encaminhar para aterros sanitários apenas rejeitos que não puderam ser aproveitados e reciclados. Dentro deste contexto temos a logística reversa que é um instrumento legal que prevê ações e procedimentos de coleta e destino ambientalmente adequado de materiais. Como exemplo, podemos citar a geração dos resíduos eletrônicos, os quais, a partir da co-responsabilidade entre produtores e consumidores, devem ser coletados e processados.

Dos REE vários materiais podem ser obtidos, tais como o vidro, plástico e metais, e serem utilizados como fonte de matéria prima. O não envio dos REE para o meio ambiente evita a contaminação do solo, água e ar, os principais agentes poluentes são os metais pesados contidos nos equipamentos. Estima-se que a geração de REE no Brasil gira em torno de 680.000 t/ano com geração per capita de REE entre os anos de 2001 a 2030 de 3,4 kg/hab/ano. Cada vez mais as ações de coleta de REE têm crescido.

No município de Viçosa, a UNIVIÇOSA é parceira da campanha de coleta do lixo eletrônico, auxiliando nas divulgações e conscientização da população, além de contar com um ecoponto dentro da instituição para a coleta desses resíduos. Faça a sua parte! Deposite seu lixo eletrônico em um dos pontos de coleta espalhados na cidade.