* Karina de Araújo Ferreira
Ao digitar a palavra dieta em um site de busca são encontrados, aproximadamente, 28 milhões de resultados. Quando se pesquisa consultas com nutricionistas, são 279 mil de resultados. Algumas páginas encontradas contêm apenas publicidade de produtos que prometem emagrecimento rápido e fácil, mas também é comum encontrar dietas prontas e ofertas de consultas com nutricionistas pela internet.
O Código de Ética do Nutricionista, definido pela regulação 334/04 do CFN (Conselho Federal de Nutricionistas), veda esse tipo de conduta: “é proibido realizar consultas e diagnósticos nutricionais, bem como prescrição dietética, através da internet ou qualquer outro meio de comunicação que configure atendimento não presencial.” Mesmo com essa determinação, é possível encontrar nutricionistas que fazem consultas on-line, desrespeitando o código de ética.
O diagnóstico nutricional só pode ser elaborado a partir de dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos. Uma consulta on-line, sem que o diagnóstico nutricional do paciente seja levado em consideração, pode prejudicar a saúde, uma vez que cada pessoa tem necessidades específicas e não existe dieta padrão.
O juramento oficial dos nutricionistas é explícito: a profissão deve ser exercida com dignidade e eficiência, com o uso da ciência da Nutrição em benefício da saúde da pessoa, sem discriminações de qualquer natureza – e ainda com promessa de ser fiel aos princípios da moral e da ética.
*Acadêmica do sexto período do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa. Texto revisado pela Gestora do Curso, Luiza Carla Vidigal Castro