Administrador é peça chave no sucesso das organizações

Publicado em 17 de setembro de 2010

Administrador é essencial para o sucesso das organizações

* Solange Quirino

A atuação eficiente do Administrador é cada vez mais necessária para o sucesso das organizações, em especial devido à competitividade crescente do mercado. Mas, atualmente, as corporações estão enfrentando diversos desafios: manter o passo com a tecnologia face à crescente concorrência global, as incertezas no ambiente, as massivas mudanças econômicas, políticas e sociais. Além disso, temos as qualidades dos funcionários ante a necessidade de aperfeiçoamento de habilidades já existentes e, principalmente, a importância do desenvolvimento de novas competências.

Para as organizações enfrentarem esses desafios, é imprescindível que elas sejam administradas por profissionais altamente capacitados, prontos para reconhecer as tendências do ambiente organizacional, antecipando-se aos problemas e aproveitando as oportunidades.

A Saúde Pública é uma área ainda muito carente de administradores, deficiência que explica os vários problemas neste segmento. Não adianta o governo repassar recursos, porque as condições de distribuição e a auditoria de sua aplicação se tornam difíceis, tanto pela sua complexidade quanto pela precariedade dos mecanismos de planejamento e controle. O conjunto de variáveis e de circunstâncias nos permite afirmar que, neste momento histórico vivido pela saúde no Brasil, não há mais lugar para amadorismo, normalmente desgarrado dos condicionamentos legais e dos anseios sociais, afastado das modernas técnicas e desprovido de ferramentas capazes reverterem o quadro desfavorável que se instalou.

A solução é a profissionalização do setor, em todos os níveis, acompanhada de ações administrativas e políticas sérias e criativas. E, neste segmento, os administradores têm novas possibilidades de atuação, trazendo benefícios tanto para as organizações quanto para a sociedade.

* Bacharel em Administração com ênfase em “Gerenciamento, Organização e Formação e Quadro Pessoal”, Especialista em “Gestão de Cooperativas”, Mestre em Administração. Professora de “Gestão de Pessoas”, “Planejamento Estratégico” e “Fundamentos de Administração” no Curso de Gestão de Empresas da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa