Fruto de parceria do TJMG com a Univiçosa CEJUS é tema de reportagem na TV Integração

Publicado em 18 de março de 2016

MGTV exibiu reportagem sobre o CEJUS de Viçosa

O CEJUS (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) de Viçosa foi tema de reportagem na TV Integração de Juiz de Fora, nesta quinta-feira (17). A afiliada da Rede Globo na região destacou o trabalho realizado em Viçosa graças à parceria entre a Univiçosa e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

A reportagem teve como pano de fundo a determinação do Novo Código de Processo Civil que, a partir de hoje, obriga a realização de sessões de mediação e conciliação dos processos civis em todo o Brasil.

Viçosa foi a primeira do interior de Minas a instalar um CEJUS. Em 19 de agosto de 2013, autoridades do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vieram à cidade para assinar o termo de parceria com a Univiçosa e instalar o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. A primeira sede funcionou na Unidade 2 da Univiçosa (antiga Esuv). Em seguida, foi transferida para o Fórum. Além do CEJUS de Viçosa, a Univiçosa é parceira do TJMG também em Visconde do Rio Branco.

Na reportagem, a TV Integração apresenta um balanço do funcionamento do CEJUS de Viçosa: “foram resolvidos mais de 2.220 casos com o trabalho voluntário de duas juízas, que coordenam os 38 medidores nos processos. Só em 2015, foram realizados 5.171 atendimentos e 67% dos casos que envolviam processos de família foram resolvidos através dos acordos.

Uma das principais mudanças que o novo código traz é a possibilidade de solucionar conflitos antes mesmo que eles sejam encaminhados a um juiz, já que as sessões de conciliação passam a ser a primeira etapa de um processo. Atualmente, o tempo médio gasto em um trâmite em primeira instancia é de dois anos, mas com a mudança, algumas pendências podem ser resolvidas em apenas dois meses”, mostra a matéria.

Veja a reportagem

A parceria com o TJMG é tão positiva que resultou em homenagem ao Presidente da Univiçosa, Professor Nelson Fernandes Maciel, em 27 de novembro do ano passado.

O CEJUS funciona no Fórum de Viçosa: Rua Gomes Barbosa, 865, centro.