Juiz de Fora discute Fisioterapeuta no PSF Viçosa também pode

Publicado em 01 de dezembro de 2010

Fisioterapeuta é essencial no PSF

Em Juiz de Fora (MG), o vereador Noraldino Junior propôs uma audiência pública para debater a importância dos fisioterapeutas na saúde primária e da inserção de mais profissionais no Sistema de Saúde Pública. A audiência sobre a inclusão de fisioterapeutas no PSF (Programa Saúde da Família) será realizada nesta quinta-feira (2), às 15h na Câmara Municipal.

Em Viçosa, de acordo com a Coordenadora do PSF, Sabrina Monteiro Bastos, diz que, embora não haja fisioterapeutas nas equipes, a cidade disponibiliza o serviço de fisioterapia. “O atendimento primário é feito pelo médico, na unidade de Saúde. Se houver necessidade, é feito o encaminhamento. Na Câmara Municipal ainda não houve iniciativas neste sentido, mas qualquer cidadão pode sugerir a medida, através de um dos vereadores.

“Inserir o Fisioterapeuta no Programa de Saúde da Família é essencial para se atingir os objetivos do Ministério da Saúde, visando à prevenção de doenças, pois a Fisioterapia contribui muito para a avaliação, detecção de correção de condições maléficas à saúde e que diminuem a qualidade de vida da população”, comenta Célber Limonge, Gestor do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa.