Divulgado na Univiçosa o novo recorde mundial de produção de leite. A notícia veio da Semex para a Médica Veterinária Alessandra Arreguy, Gestora do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa. “A SEMEX será o patrocinador da IV edição do Unileite, que acontecerá na Faculdade, em maio, abordando temas atuais da produção de leite no Brasil, com palestrantes especialistas na área”, diz Alessandra.
Artigo divulgado pela Semex
Semex tem o prazer de informar que 200HO0044 MORTY é o pai da mais nova recordista americana de produção de leite! Ever-Green-View My 1326 é o nome da filha de Morty que, aos 4 anos, em 365 dias produziu 72.170 lbs de leite (32.804 kg), com 3,86% de gordura (1.265 kg de gordura) e 3,12% de proteína (972 kg de proteína)! Ela é de propriedade de Thomas J. Kestell, de Waldo-Wisconsin. Para que se tenha uma base de comparação, a média atual das vacas controladas nos EUA é de 10.452 kg de leite, 381 kg de gordura e 322 kg de proteína.
200HO0044 MORTY é conhecido pela sua excepcional capacidade de transmissão de produção com sólido tipo funcional. A nova recordista, My 1326 é classificada EX-92 nos EUA e mostrou tremenda facilidade para atingir este volume extraordinário de leite. Confiram os comentários do proprietário Thomas Kestell: “Nós nunca esperávamos que ela iria quebrar o recorde quando começou a lactação, mas após os primeiros 200 dias em leite, sabíamos que ela teria uma grande chance. Ela sempre foi uma grande produtora, com um tipo funcional excelente. Esta lactação não foi estressante para ela – ela está ótima e se sente ótima.”
Aos 2 anos, My 1326 produziu 16.798 kg de leite. Aos 3 anos, ela teve lactação de 20.884 kg de leite. Aos 4 anos completou a incrível lactação que lhe dá o status de recordista de produção nos EUA!
O foco da Semex é produzir touros que atendam às demandas do mercado de forma diferenciada, pois além de selecionar para produção, a Semex tem como prioridade produzir touros que assegurem a longevidade e funcionalidade das vacas. Para aqueles que ainda acham que o Canadá é só tipo, não podemos esquecer que a média da população de vacas da raça Holandesa controladas (cerca de 94% do total das vacas do país) ultrapassa os 9.836 kg de leite, com 3,74% de gordura e 3,20% de proteína. Uma das mais altas médias de produção do mundo, o rebanho canadense é selecionado para obter animais de altas produções com muita longevidade e funcionalidade, com ênfase em características de saúde que garantem o baixo custo de manutenção das vacas. Não podemos esquecer também que, além de My 1326, outra vaca filha de pai canadense também foi detentora do recorde americano de produção. Trata-se de Twin B Dairy Aerostar Lynn, com produção de 28.838 kg de leite!
200HO0044 MORTY é um touro milionário, ou seja, vendeu mais de 1.000.000 de doses de sêmen ao redor do mundo! É um touro com cerca de 62.000 filhas testadas nos EUA para produção e cerca de 40.000 filhas classificadas naquele país! Um dos fatores de seu sucesso é a grande habilidade de produção das filhas, a excepcional fertilidade de sêmen do touro, a longevidade das filhas e a solidez de tipo funcional. Morty segue com sêmen disponível no Brasil por tempo limitado.