Hipoglicemia queda de açúcar no sangue

Publicado em 04 de setembro de 2014

Na crise, 2 balas podem reverter hipoglicemia (PhotoXpress)

Adriane Jane Franco: Farmacêutica, Especialista em Farmacotécnica Homeopática. Professora do curso de Farmácia da Univiçosa

A hipoglicemia se caracteriza por sintomas como tremores, fraqueza, fome, suor e nervosismo. O indivíduo que apresenta o quadro hipoglicêmico também pode se queixar de sonolência, e é possível detectar a dificuldade de raciocínio, confusão mental, agressividade ou até mesmo desmaio.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) ressalta que alguns hábitos são importantes para se evitar esse quadro, como manter um horário regular de alimentação no caso de uso de insulina ou hipoglicemiantes orais (3 em 3 horas) e não fazer atividades físicas sem se alimentar corretamente.

Os cuidados com os indivíduos que apresentarem o quadro de hipoglicemia podem ser desde a ingestão de bebidas com açúcar (refrigerantes, sucos adoçados com açúcar, água com açúcar ou mesmo chupar duas a quatro balas). Nos casos de desmaio, recomenda-se colocar açúcar ou mel entre a bochecha e os dentes. Não se deve forçar a ingestão de líquidos por pessoas desacordadas. Após a administração do açúcar os sintomas melhoram em torno de 10 a 15 minutos.

Nas crises, deve-se evitar dirigir ou realizar tarefas perigosas. Se as crises de hipoglicemias forem muito fortes ou constantes, torna-se imprescindível procurar um médico para avaliação mais detalhada.

A Atenção Farmacêutica é uma das áreas de atuação do farmacêutico que permite um contato direto com o usuário do estabelecimento de saúde. Dessa forma ele poderá não só sanar dúvidas com relação à utilização do medicamento, também poderá auxiliar o paciente nos cuidados para evitar o quadro de hipoglicemia.