Professora da Univiçosa alerta para importância do preventivo de câncer de colo de útero

Publicado em 16 de maio de 2012

É fundamental para a boa saúde da mulher que ela faça exame preventivo de câncer do útero. O alerta é de Priscila Sequetto, Professora de “Citologia Clínica” no Curso de Farmácia da Univiçosa. Segundo Priscila, este tipo de câncer é o que apresenta um dos mais altos índices de cura quando diagnosticado precocemente. Sua incidência é maior entre mulheres de 40 a 60 anos de idade e, em pequena porcentagem, ocorre naquelas com idade aproximada de 30 anos. De maneira geral, o câncer de colo de útero apresenta elevada taxa de mortalidade e corresponde a 20% de todos os cânceres femininos, sendo o segundo mais comum entre mulheres no Brasil.

O câncer de colo de útero demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem a este tipo de câncer podem ser facilmente descobertas no exame preventivo e, conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor.

A principal causa é a infecção pelo HPV: papilomavírus humano, nome genérico de um grupo de vírus com mais de cem tipos diversos que provocam verrugas na pele, nas regiões orais, anus, uretra e genitais. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção. Os vírus HPV são capazes de induzir lesões de pele ou mucosa, as infecções clínicas mais comuns na região genital são as verrugas genitais ou condilomas acuminados, popularmente conhecidas como “cristas de galo”. Já as lesões subclínicas não apresentam qualquer sintomatologia, podendo progredir para o câncer do colo do útero caso não sejam tratadas precocemente.

O Papanicolau é um exame preventivo que deve ser feito anualmente e tem como objetivo detectar lesões precursoras do câncer do colo do útero. A análise histopatológica é realizada por farmacêutico-bioquímicos. Além do exame preventivo de Papanicolau, a vacinação contra o HPV é outra opção para prevenir o câncer do colo do útero.