Extensão aproxima universitários e comunidades

Publicado em 13 de abril de 2011

Extensão é presença positiva na solução de problemas da comunidade


* Prof. Marcelo Dias

A extensão universitária aproxima o aluno da realidade das comunidades e permite o desenvolvimento dos saberes, do senso crítico, e, da mesma forma, dá a esta comunidade uma atenção da qual ela também necessita. O docente, por seu turno, aproxima-se da realidade circundante e vislumbra as demandas sociais daquelas comunidades podendo direcionar atividades que possam ajudar aqueles grupos sociais. Além disto, permite ao aluno um rico contato interdisciplinar para além da sala de aula.

Mas, afinal, o que é extensão? Extensão acadêmica são ações das instituições de ensino superior junto à comunidade externa visando transformar a realidade social, intervindo em suas deficiências e não se limitando apenas à formação dos alunos.

Segundo o MEC, a extensão, superando o assistencialismo, deve ser direcionada, prioritariamente, às questões sociais que implicam necessidade de transformação de dada realidade, tendo em vista a qualidade de vida, o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade humana sobre os fenômenos da vida. E nós: alunos e professores, devemos abraçar esta causa e gerar melhorias para as comunidades próximas.

A extensão é indissociável do ensino e da pesquisa; se complementam na medida em que a extensão fornece material para a pesquisa e campo para o ensino, mas, além disto, ela forma cidadãos.

Os colegas professores podem e devem criar projetos de extensão. Alunos interessados em participar desses projetos, busquem um professor responsável! Em tempo: a atividade de extensão é válida para cumprimento de horas complementares.

* Membro do NUPEX (Núcleo de Pesquisa e Extensão) da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa