Mudanças na dispensação de antimicrobianos

Publicado em 05 de novembro de 2010

Farmácia Escola segue normas legais

Publicada no Diário Oficial da União de 28 de outubro, pelo Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, a Resolução RDC 44, sobre mudanças no controle de medicamentos a base de substâncias classificadas como antimicrobianas [antibióticos].

A RDC 44 estabelece a retenção de receitas e prescrições de todos antimicrobianos de uso dermatológico, ginecológico, oftálmico e otorrinolaringológico pelas farmácias e drogarias. A decisão vale para estabelecimentos públicos e particulares.

A Farmácia Escola da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa, somente disponibiliza os antimicrobianos com a apresentação da receita médica e irá reter a receita a partir de 28 de novembro próximo.

Especialistas alertam que é importante esclarecer os consumidores sobre a seriedade desta classe de medicamentos. Ao ser atendido na Farmácia Escola da Univiçosa o cliente é informado sobre a forma e o horário correto de tomar os medicamentos.

De acordo com o farmacêutico Marcos Rodrigo de Oliveira, Gestor do Curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa, a população em geral compra remédios sem receita médica e interrompe o tratamento assim que desaparecem os sintomas de mal-estar.

Devido ao fato de as farmácias não reterem as receitas, a venda destes medicamentos é livre. Com a RDC 44 só terá acesso a esses medicamentos quem realmente precisar.
“Essas mudanças vão trazer mais segurança para a população em geral evitando o abuso no uso dos antibióticos”, comenta Marcos Rodrigo.