UniNEA realiza primeira atividade do Ciclo de Palestras sobre Conscientização Ambiental

Publicado em 11 de março de 2016

Cristiane Pires (Gestora de TGA), Sandra Libanio, Jorge Dergan, Marcelo Libanio (Professor) e Evaldo Zeferino Rodrigues


Nesta quinta-feira (11), o UniNEA (Núcleo de Educação Ambiental da Univiçosa) realizou a primeira atividade do Ciclo de Palestras sobre Conscientização Ambiental. A palestra “O Ecocídio do Rio Doce: Um caso de Ética Ambiental” foi ministrada pelo Professor Jorge Abdala Dergam dos Santos, na sala 213 da Unidade 1.

Jorge Dergam é doutor em Fishery And Wildlife Biology pela Colorado State University. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Viçosa e, desde 2011, é o chefe do Departamento de Biologia Animal. O Ciclo de Palestras faz parte das atividades de conscientização do UniNEA e é coordenado pela Professora Sandra Libanio.

O evento foi prestigiado por grande número de alunos de todos os cursos, professores, gestores e também pelo Diretor Geral da Faculdade, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, além do Diretor Administrativo-Financeiro, Professor Mateus Mendonça Vieira, e do Diretor Acadêmico, Professor Per Christian Braathen.

Na abertura o Professor Evaldo Zeferino destacou a importância do trabalho realizado pelo UniNEA, que promove a educação ambiental não somente para os estudantes das áreas afins, mas para todos os alunos e colaboradores da Univiçosa, debatendo e desenvolvendo projetos.

Jorge Dergan falou sobre os aspectos ecológicos e aspectos políticos que envolvem o tema, citando o Artigo 225 da Constituição Federal: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Dergan levantou também a questão da ética e ética ambiental fazendo uma reflexão sobre como as pessoas enxergam o outro e o mundo. A percepção do mundo depende de interesses que estão relacionados à ética. E a ética por sua vez é uma questão de educação. Ele também citou a criação do Código de Lei até os dias atuais, que sempre teve como objetivo proteger o mais fraco, fazendo uma análise crítica se é o que de fato acontece.

A partir dessa introdução, Jorge Dergan citou algumas pesquisas realizadas por ele no Rio Doce relacionando os problemas anteriormente observados com os problemas verificados depois do vazamento da Barragem de Fundão, em Mariana. Dergan chegou à conclusão de que, hoje, o Rio Doce vive um inverno nuclear. O pesquisador destacou também as ações políticas que, na maioria das vezes, beneficiam as empresas; falou da nova Lei Ambiental; e concluiu criticamente as ações que vêm sendo feitas em relação à recuperação de toda a região afetada