Campos de atuação do profissional de Engenharia Química

Publicado em 16 de agosto de 2013

Indústria do petróleo é uma das áreas de atuação do engenheiro químico (Stock Photos)


Arthur Batista Ferreira, Engenheiro Químico, Mestre em Agroquímica: Professor do curso de Engenharia Química da Univiçosa


O Engenheiro Químico possui um leque de conhecimentos das diversas áreas educacionais e profissionais, combinando princípios da matemática, química, física e biologia com técnicas da engenharia. Devido à natureza de sua formação, esses profissionais estão entre os mais versáteis de todos os engenheiros, possuindo campo de atuação bastante amplo e diversificado.

De forma geral, o engenheiro químico é responsável pelo desenvolvimento de produtos e processos em escala industrial, podendo atuar nas áreas de pesquisa, projetos, operação e manutenção.

Dentre os principais segmentos de atuação estão as Indústrias de papel e celulose, borracha, plásticos, petróleo, cerâmica, resinas, fármacos, tratamento de efluentes, tintas, fertilizantes, cimento, corantes, cosméticos, biotecnologia, indústria alimentícia e sucroalcooleira.

O exercício da profissão de Engenheiro Químico é regulamentado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) ou pelo CRQ (Conselho Regional de Química), dependendo da área específica de atuação do profissional.