Saúde preventiva em ação do Banco do Brasil e Faculdade

Publicado em 28 de maio de 2008

Marcos Rodrigo, Cleiton Elói, Celber Limonge e Cristiano Cabral

Ontem (28), o Grupo de Estudos em Saúde e Enfermagem (GESEN), da Faculdade, participou do Mutirão de Cidadania Empresarial. A iniciativa do Banco do Brasil ocorreu em todo o país, nas capitais e na maioria das cidades de médio e grande porte. Em Viçosa, o local escolhido foi a Praça Silviano Brandão, onde outros parceiros, além da Faculdade, se juntaram ao BB para estimular os trabalhadores informais a regularizarem sua situação.

Convidada pela administração local do BB, a Faculdade destacou o GESEN, que se instalou em uma tenda montada na Praça e desenvolveu atividades educativas e preventivas durante todo o dia. Alunos do Curso de Enfermagem, orientados pelos Professores Rogério Pinto e Luciana Pereira de Moraes, atenderam a cerca de 400 pessoas de Viçosa e região realizando aferição de pressão arterial, dosagem de glicose. Foram distribuídos panfletos sobre hipertensão e diabetes. O GESEN aproveitou para cadastrar pacientes em um banco de dados, para futura análise comparativa. 

No evento de ontem, o estande do GESEN foi o mais solicitado pela população. Segundo a Professora Luciana Moraes, dois pacientes com pressão arterial alta e taxa de glicose acima do normal foram encaminhados a unidades básicas de saúde e hospitais. 

A Faculdade disponibilizou todo o suporte e materiais necessários para o atendimento gratuito à população. Para Luciana Moraes, o GESEN atendeu principalmente pessoas carentes e os pacientes entenderam que os alunos de Enfermagem estavam lá para cuidar deles. “É importante esse contato, essa troca de confiança com a população. Eles aprendem a ter confiança no aluno; buscam orientação. Foi perfeito. Um evento ótimo que tem de se repetir”.