Publicado em 08 de agosto de 2008
Cerca de 160 acadêmicos de diversos cursos da Faculdade se reuniram ontem (7) nos auditórios 1 e 2 para assistirem à palestra do Professor Adelson Tinoco (Universidade Federal de Viçosa) sobre a importância da mobilização na prevenção e combate ao mosquito vetor da dengue. Tinoco destacou que o risco é cada vez maior e que, até recentemente, os casos da doença na cidade eram importados, mas, agora, já há registros de moradores que contraíram a doença em Viçosa. A campanha “Viçosa unida diz não à dengue” é uma iniciativa do Rotary Clube em parceria com a Prefeitura Municipal, UFV e Faculdade. Cerca de 50 profissionais de diversos segmentos coordenam as ações, que contam com a participação de voluntários, especialmente acadêmicos das duas instituições.
Moema Lopes Ramos, Presidente do Rotary Clube e Professora da Faculdade, considera fundamental o envolvimento dos universitários por eles terem um perfil diferenciado. “Por sermos uma instituição de ensino superior com vários cursos de Saúde, nossos alunos recebem informações atualizadas diariamente. Eles têm formação adequada e dividem isso com as comunidades visitadas, orientando sobre cuidados para evitar a proliferação do mosquito vetor da dengue”, diz.
Outra participante ativa do Programa, a Professora Luciana Moraes afirma que “nessas ações, o acadêmico tem a oportunidade de exercer sua cidadania, conscientizando a população, dizendo que o problema existe e precisa ser enfrentado. Agindo preventivamente, nós evitaremos uma sobrecarga desnecessária no sistema de saúde pública”.
A partir da próxima semana, equipes do programa irão percorrer o centro e os bairros de Viçosa para fazer um levantamento dos pontos vulneráveis. Nos locais mais críticos, serão realizados mutirões de limpeza e conscientização.