Bate-papo com empreendedor empresário relata experiência a alunos de Gestão de Empresas

Publicado em 23 de abril de 2012

Guilherme: contato com alunos é gratificante


Nesta quinta-feira (19), o empresário Guilherme Castanheira foi o convidado no “Bate-Papo com o Empreendedor”, iniciativa do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Empresas (Processos Gerenciais), da Univiçosa, através da disciplina “Empreendedorismo” [Professora Maria de Fátima Santos Diniz]. Guilherme Castanheira apresentou aos alunos um histórico de suas atividades, especialmente na empresa Dortler do Brasil, da qual é sócio-diretor.

Fundada em 1996, a Dortler é a maior empresa mineira no segmento ortopédico e vem se destacando no mercado nacional pela sua seriedade e qualidade dos seus produtos. “Hoje, a Dortler tem um diferencial competitivo principalmente devido a um modelo de gestão setorizada, o que permite tomadas de decisão mais consistentes e integradas”, afirmou o empresário. Além disso, revelou que a empresa tem, no telemarketing, oportunidade de controlar melhor as vendas e alcançar um mercado cada vez mais abrangente. Como consequência do sucesso alcançado, a indústria estuda a expansão de suas atividades.

A participação dos alunos foi interessante, pois as questões levantadas proporcionaram uma visão empresarial sistêmica vivida por muitos alunos do curso. O bate-papo envolveu questões de planejamento, gerenciamento, vendas, logística, investimento, treinamento e expansão do negócio.

A Gestora do Curso de Gestão de Empresas, Daiane de Freitas considerou positiva a experiência. “Quando o empreendedor está atento às oportunidades de mercado, a chance de ter sucesso é grande. Contudo, a percepção aliada às competências gerenciais é essencial neste processo. O que os alunos puderam perceber é que o empreendedorismo não é fruto de sorte, mas da oportunidade aliada a competências”, disse.

Para a professora Maria de Fátima, o empresário Guilherme, ao relatar a sua experiência à frente da Dortler, proporcionou aos alunos um grande aprendizado e lições do mundo dos negócios, deixando claro que, o empreendedor além das competências gerenciais, deve estar muito bem preparado e atualizado para poder atender aos desafios do mercado e redirecionar sua empresa para objetivos e resultados que lhe assegurem, no mínimo, as posições já conquistadas.

“A interação com o meio acadêmico é muito importante. Na minha graduação sentia falta dessa troca de experiências com o mercado. Poder falar um pouco da minha vivência sempre é um prazer e o maior retorno é saber que posso contribuir com a formação de futuros empreendedores. A riqueza de um País é também reflexo da capacidade empreendedora da sua população, seja ele empreendedor-empresário ou empreendedor-funcionário. A construção de um país melhor começa na mudança da realidade local, seja dentro da nossa casa, da nossa cidade, da nossa região ou do nosso Estado”, disse Guilherme Castanheira.