Em duas cerimônias emocionantes mais de 350 profissionais colam grau pela Univiçosa

Publicado em 21 de dezembro de 2015

A formatura foi marcada por muita emoção e festa

Mais de 350 novos profissionais das áreas de Humanas, Exatas e Saúde colaram grau pela Univiçosa nesta quarta-feira (16) e quinta (17), em eventos realizados no Cerimonial Parthenon, às 19h30. Presentes autoridades de vários segmentos e autoridades acadêmicas, familiares e amigos dos formandos. Na quarta-feira colaram grau os formandos em Gestão Ambiental, Gestão de Empresas, Redes de Computadores, Direito e Ciências Contábeis. Na quinta-feira: Engenharia Civil, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e as primeiras turmas de Administração, Engenharia Ambiental e Engenharia Química. A semana de colação teve início com o plantio de árvore por representantes de todos os cursos, às 9h da manhã de terça-feira, dia 15, na Unidade 1.

Entre as autoridades que participaram das colações, o Comandante da Companhia Independente da Polícia Militar, Tenente Coronel José de Anchieta Machado, prestigiou os policiais que concluíram o curso de Direito. Também presentes o Prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, e a Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Marilange Santana, além do Presidente do Conselho Regional de Química, Wagner José Pederzoli, que entregou a Carteira de Registro no CRQ aos novos engenheiros químicos. “É sempre uma satisfação muito grande. Até 10 anos atrás Minas Gerais tinha 2 cursos de Engenharia Química; hoje são 23, incluindo o da Univiçosa. Os jovens descobriram a Engenharia Química, uma engenharia eclética e com uma formação muito boa, muito sólida. A Univiçosa está, com certeza, colocando grandes profissionais no mercado de trabalho”, disse.

Fotos: Plantio da Árvore. Colação quarta e quinta-feira.

Foram homenageados os professores: Jansen Cardoso , Eduardo Vicente , Alex de Freitas , Skarllet Toledo, Adriane Jane, Fabrício Sette, João Paulo, Raquel Duarte, Maria Tereza, Glauco Canevari, Alessandra Rigueira, Ângela Barbosa Franco, Carla Faria e Gustavo Padula; e os funcionários José Fausto Sant’Ana, Roseni Gomes Firmino Bezerra e Roseane Rodrigues Galvão.

O Presidente da Univiçosa, Professor Nelson Fernandes Maciel, abriu as sessões de colação de grau, e designou o Diretor Geral, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, para presidir as cerimônias. O paraninfo dos formandos de quarta-feira foi o Deputado Estadual Roberto Andrade (PTN). Em discurso, Andrade lembrou que aquele era o momento de encerrar um ciclo e iniciar outro. “Vocês tiveram a chance de estudar em uma das melhores faculdades do interior do Estado. Adquiriram a melhor formação possível, e agora fazem parte da elite pensante deste País. Têm a chance de contribuir para o desenvolvimento da nação, pautados pelo compromisso com a sociedade, pela ética e pela consciência profissional”. Naquinta-feira, o paraninfo foi o funcionário da Univiçosa Sylvio Miguel. Aos 92 anos, em pleno exercício da profissão de Técnico em Histologia e Histopatologia e Chefe dos Laboratórios da Faculdade, Sylvio Miguel foi escolhido por unanimidade pelos alunos. Em sua fala, citou a convivência com os jovens como fonte de vida. “A homenagem que vocês prestam a mim eu a estendo a todos os idosos deste País. Aqueles que não têm voz, e que estão à margem. Agradeço todos os dias pela oportunidade de conviver com os mais novos. Eu, um velho de 92 anos, aprendo todos os dias com os jovens. O trabalho digno sempre eleva o homem; que vocês se dediquem ao trabalho, com amor e com respeito pelas pessoas. E que Deus os abençoe sempre.”

Também discursou o Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues: “Há poucos anos vocês chegaram até nós cheios de expectativas e anseios. Hoje, cumprida sua trajetória nesta instituição, cada um representa a realização e a esperança de um futuro promissor. Sentimos orgulho ao vê-los conquistar seus títulos por mérito próprio. Não há nada mais importante a expressar neste momento do que parabenizá-los pela vitória que hoje alcançam. Parabéns!”

As colações foram marcadas por vários momentos especialmente emocionantes. Cada um dos formandos e seus familiares tinham razões próprias para se emocionar com a conquista, mas mereceram aplausos calorosos as homenagens a Sylvio Miguel e Fausto Sant’Ana, além da cerimônia de passagem da lâmpada, que marcou o encerramento da colação de grau de quinta-feira. A passagem da lâmpada lembra o trabalho da precursora da Enfermagem profissional, Florence Nightingale, que atuou na Guerra da Crimeia, em 1860. A lâmpada utilizada por Florence para iluminar os cuidados dela com soldados feridos em batalha foi perpetuada como símbolo da profissão e a passagem foi instituída em 1939 para todas as colações de grau da Enfermagem como ritual de compromisso com o saber científico, a ética, dedicação, fidelidade e amor à profissão.