Novas reservas de petróleo são descobertas em Sergipe

Publicado em 27 de setembro de 2013

Descoberta de petróleo em mar ultraprofundo: indústria em ascenção (Stock Photos)

*Arthur Batista Ferreira, Engenheiro Químico, Mestre em Agroquímica: Professor do curso de Engenharia Química da Univiçosa
Na quinta feira (26/9) foi confirmada pelo Petrobrás a descoberta de óleo leve no poço Muriú 1, em águas ultraprofundas na Bacia de Sergipe, a 83 quilômetros de Aracaju. O achado já havia sido comunicado pela companhia em dezembro de 2012, mas só agora foram divulgados os novos testes realizados para confirmação. Ainda será feito um teste de formação para verificar a produtividade do reservatório, mas estima-se que a produção seja de100 mil barris ao dia, tendo início em 2018.
Foram divulgados também a implantação de duas refinarias no nordeste, possivelmente em 2015. Em maio de 2014 será divulgada a licitação para contratação de serviços para as refinarias.
Isto mostra que a indústria do petróleo, ao contrário das previsões pessimistas, ainda está em constante ascensão. Consequentemente, existe também uma crescente demanda de profissionais capacitados, como engenheiros químicos, para trabalhar nas etapas de extração e refinamento do petróleo.