Na abertura do ano letivo veteranos recebem calouros

Publicado em 03 de fevereiro de 2010

Muitos computadores ainda sem internet (Foto: http://www.photl.com/pt)

Começaram nesta segunda-feira (1) as aulas dos 11 cursos de graduação da Faculdade. Um esquema especial foi montado para recepcionar os alunos, com distribuição de documentos, orientação e encaminhamento às salas.

“A carteira de identidade estudantil é o documento que habilita o acesso ao campus e sua utilização é obrigatória”. É o que diz a cláusula segunda do contrato assinado entre o aluno e a Faculdade no ato da matrícula. Para realizar a distribuição com rapidez e eficiência, a Faculdade montou um esquema especial: equipes de servidores estarão atendendo em uma tenda que será montada logo na entrada do campus, após a portaria. No local também estarão disponíveis outras informações como o mapa das salas e horários, por exemplo.

Em comunicado oficial aos alunos, o Diretor de Desenvolvimento da Mantenedora, Luiz Pacheco Temponi Ribeiro, lembra a obrigatoriedade de utilização da carteirinha e informa que a primeira via é gratuita. Diz ainda que, a partir do próximo dia 10 de Fevereiro, nenhum aluno conseguirá entrar na Faculdade sem o documento. Quem não trouxer ou perder a identidade estudantil poderá solicitar uma segunda via, que será confeccionada e entregue imediatamente, ao custo de R$ 27 (Vinte e Sete Reais).

A tenda para distribuição da carteirinha estudantil irá funcionar de segunda a sexta-feira, entre 06h50 e 12h50 e das 13h50 às 19h50, do dia primeiro ao dia 5 de Fevereiro. 

Trote foi tranquilo

Ao contrário do que se vê em diversas partes do país, a trote na Faculdade foi tranquilo. 

Para prevenir abusos, a Faculdade adotou rigoroso esquema de segurança e de registro fotográfico e em vídeo, embora se percebesse entre os alunos antigos a intenção de fazer a recepção aos calouros sem qualquer tipo de violência. Veteranos ficaram do lado de fora do campus, a mais de 50 metros da portaria e da barreira de isolamento colocada pela Faculdade, e abordaram os calouros para o tradicional corte de cabelo e outras brincadeiras.

Diretores recepcionaram pais

Enquanto os estudantes retiravam documentos e seguiram para as salas de aula, onde foram recebidos por professores e gestores dos respectivos cursos, os pais dos acadêmicos visitavam as dependências da Faculdade, a convite da Instituição. Servidores técnico-administrativos explicaram detalhes sobre débito automático, financiamentos e outras ações da Faculdade. 

Após conversarem com os acadêmicos em sala, a Diretora da Faculdade, Profa. Adriana Cambuí, e o Diretor Acadêmico, Prof. Per Christian Braathen, acompanhados do Secretário de Planejamento da Faculdade, Prof. Cristiano Luiz Gomide Cabral, se reuniram com os pais. "Foi uma experiência altamente positiva que, certamente, será repetida e ampliada a cada abertura de semestre", comentou Adriana Cambuí.