Estudantes de fisioterapia visitam Centro de Referência em Reabilitação

Publicado em 28 de abril de 2015

Professores e alunos do curso de Fisioterapia da Univiçosa

Acadêmicos do 7 período do Curso de Fisioterapia da Univiçosa realizaram visita técnica à Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) em Niterói-RJ, nesta sexta (24), foram coordenados pela professora Andréia de Almeida, como atividade complementar da disciplina de “Órteses e Próteses”. Alunos do 1 e 3 períodos, junto com a professora Sílvia Morais (Neurologia) também integraram o grupo.

A AFR, reconhecida pelo Ministério da Saúde, existe há mais de 50 anos como Centro de Referência em Reabilitação. Criada no auge do surto brasileiro de poliomielite, tem como missão atuar na melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos com necessidades específicas, criando possibilidades para o máximo de vida independente e digna. Atualmente conta com 210 funcionários e 300 estagiários atendendo a 2 mil pacientes, dos quais 700 são crianças com comprometimento neurológico. Em média são atendidos 25 mil pessoas mensalmente.

Os alunos foram recebidos na Associação pelo Coordenador de Aprimoramento Profissional, Marcos Soares, e pelos fisioterapeutas responsáveis pelo serviço na instituição. Participaram de um ciclo de palestras e conheceram as instalações da associação, como são realizados os atendimentos nos diversos setores de órteses e próteses, neurologia, traumato-ortopedia, respiratória e eletrotermoterapia.

Durante as palestras, foi abordado como é importante o fisioterapeuta se especializar na área de confecção de órteses e próteses, profissional imprescindível na oficina, que atende à grande demanda de amputados, tendo em vista que os poucos profissionais capacitados estão envelhecendo e chegarão à aposentadoria sem substitutos.

A ARF é parceira do curso de Fisioterapia da Univiçosa para a realização de estágios, que permite desde o 5 período que os alunos tenham contato com uma equipe interdisciplinar, ambiente de trabalho de alta rotatividade, pacientes das mais diversas patologias e oficina para confecção de órteses e próteses.

Ao final, os acadêmicos receberam brindes e certificados. Relataram que durante a visita adquiriram novos conhecimentos de grande importância para as diversas áreas de atuação do fisioterapeuta e os conteúdos das palestras estavam de acordo com o aprendizado recebido em sala de aula, confirmando o empenho dos professores pela excelência do ensino na Univiçosa.