Professor da Univiçosa destaca comodidade da recarga sem fio

Publicado em 20 de setembro de 2010

Recarga elétrica vai ficar mais simples

A tecnologia nos surpreende sempre e o anúncio de que em 2012 será possível recarregar notebooks, celulares, carros elétricos e outros equipamentos sem a necessidade de utilizar cabos vai significar maior comodidade para todos nós. É o que diz Allan Guerreiro Carneiro, Professor de Banco de Dados, Engenharia de Software e Configuração de Computadores dos cursos superiores de tecnologia em “Redes de Computadores” e “Desenvolvimento pra Web” da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa.

O sistema sem fio de recarga de aparelhos deverá ser lançado comercialmente pela Fujitsu em 2012. O recurso a ser utilizado é a ressonância magnética, que irá realizar a tarefa em tempo 150 vezes menor. Os dispositivos de transmissão e recepção também ficarão menores.

É uma tecnologia desejada recentemente, diz a Fujitsu, pelo desconforto de utilizar tantos fios na hora de recarregar aparelhos. A eficiência do sistema testado até agora é de 85%. O detalhamento da tecnologia será apresentado na conferência do IEICE (Institute of Electronics, Information, and Communication Engineers), em Osaka, no Japão.

Para Fabrício Neves Berg, acadêmico do Curso de “Redes de Computadores” da Univiçosa, a ideia é excelente porque vai facilitar a vida de todos. “Até já foram criados dois protótipos de celular e uma pequena base. A empresa Fujitsu também tem outras propostas como, por exemplo, fazer a recarga sem fio de carros elétricos. Tomara que de tudo certo! Quem não gostaria de ter isso em casa?”, argumenta.