Atuação do farmacêutico em Nefrologia

Publicado em 22 de outubro de 2013

Farmacêutico integra equipes multiprofissionais(Stock Photos)

Ricardo Antônio Zatti: Farmacêutico, Mestre em “Ciências Farmacêuticas”. Gestor do Curso de Farmácia da UNIVIÇOSA/ESUV

O farmacêutico está inserido em diversas áreas relacionadas à saúde. Com a possibilidade de atuar em mais de 76 segmentos diferentes, ele consegue promover a saúde e o bem-estar da população. A Nefrologia (especialidade que trata doenças do sistema urinário) é uma das novas atuações deste profissional.

Na Nefrologia, o farmacêutico integra as equipes multiprofissionais que atuam no tratamento de insuficiência renal crônica e na hemodiálise — em hospitais e clínicas.

Nestes serviços, o farmacêutico dispensa corretamente os medicamentos utilizados nos tratamentos, realiza procedimentos técnicos nos processos de diálise como o tratamento de água e do dialisato, por exemplo. Além destes serviços, o farmacêutico realiza exames de análises clínicas que fazem parte da avaliação e tratamento dos pacientes.

Mesmo contando com equipe multiprofissional, a atuação do farmacêutico nos serviços de Nefrologia é única e indispensável. Compete a ele, reduzir o risco de contaminação nos dialisadores, diminuir as reações adversas relacionadas ao uso dos medicamentos e orientar médicos e enfermeiros sobre a administração de medicamentos.

A inclusão do farmacêutico na Nefrologia é de grande importância para o acompanhamento farmacoterapeutico dos pacientes. O resultado desta atuação é sentido diretamente na evolução positiva dos pacientes em tratamento.