Projeto de tratamento de resíduos de animais através do processo da compostagem

Publicado em 28 de agosto de 2015

Equipe da Univiçosa envolvida no Projeto

O Núcleo de Educação Ambiental da Univiçosa (UniNEA) e o Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) se reuniram nesta quarta-feira (26) com o Professor André Lang, do curso de Medicina Veterinária, que propõe uma solução para o tratamento de dejetos e rejeitos de animais, no setor de clínica e cirurgia de grandes animais/Hospital Veterinário, na Unidade 1, e também na Unidade 3.

O tratamento de dejetos e rejeitos animais será feito através do processo da compostagem - fermentação aeróbia (na presença de oxigênio), que traz como produto final o fertilizante orgânico concentrado de fácil transporte e comercialização, reduzindo riscos ambientais, além de ser uma técnica de baixíssimo custo.

O Professor André Lang destacou que a preservação ambiental deve ser preocupação básica de qualquer sistema de produção, deve estar presente não só nos conteúdos disciplinares do curso de Medicina Veterinária da Univiçosa, mas também em suas ações práticas, em especial no manejo dos dejetos e rejeitos de animais. Prioritariamente os dejetos devem ser usados como adubo orgânico, respeitando sempre as limitações impostas pelo solo, água e plantas. Quando isso não for possível, há necessidade de tratar os dejetos adequadamente, de maneira que não ofereçam riscos de poluição quando retornam à natureza.

“Pretendemos, com esse projeto, além de reduzir impactos ambientais, oferecer aos nossos alunos dos vários cursos a oportunidade de se integrarem como estagiários na implementação do mesmo, de acordo com as demandas que surgirão nesse processo” relatou Sandra A. Saraiva Guimarães Libanio, Professora e Coordenadora do UniNEA.