Desafio Sebrae traz Pachecão a Viçosa

Publicado em 09 de abril de 2008

Marcos Rodrigo, Cleiton Elói, Celber Limonge e Cristiano Cabral

O Professor José Inácio da Silva Pereira, conhecido como Pachecão, ministra palestra gratuita com o tema “Eu adoro um desafio”. Será no dia 22 de abril, às 18h30, no Espaço Cultural "Fernando Sabino", na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Além de contar experiências de vida, o Professor deve falar sobre a importância de participar do Desafio Sebrae 2008, que tem inscrições abertas até 30 de abril.

Acadêmicos da Faculdade interessados em participar da palestra devem inscrever-se com a Gestora do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, Professora Larisse Santos.É necessário fornecer nome completo, CPF, RG e informações sobre local de trabalho (caso o estudante exerça atividade profissional) para receber o convite.

O professor Pachecão é formado em Engenharia Mecânica na Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e tem pós-graduado em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É precursor do estilo Aula-show, em que transforma conteúdos de disciplinas em músicas fáceis de serem assimiladas pelos estudantes.


Inscrições abertas para o Desafio Sebrae 2008

“Com conhecimento, universitário vira empreendedor”. Assim o Desafio Sebrae 2008 mostra aos acadêmicos a importância de participar do jogo de empresas virtuais.

Estudantes de ensino superior de todo o Brasil interessados em participar do Desafio devem ler o regulamento e têm até o dia 30 de abril para inscrever equipes de 3 a 5 pessoas. Os acadêmicos podem ser de universidades diferentes, desde que do mesmo Estado.

O objetivo é gerenciar virtualmente uma empresa, através de simulações via internet de situações semelhantes às atividades diárias de empresários. As atividades são atemporais e os estudantes podem acessar o Desafio em qualquer horário. As equipes que obtiverem os melhores resultados na etapa regional classificam-se para a etapa nacional e concorrem a computadores e a uma viagem à Itália, para conhecer centros empreendedores.

Em 2007, foram mais de 6 mil participantes de Minas Gerais. “Todas as empresas hoje, quando colocam perfil de vaga, exigem que a pessoa seja dinâmica e tenha iniciativa para resolver problemas. Independente do curso, o aluno tem parâmetro de competição apenas na sala de aula. No Desafio Sebrae, o estudante tem uma noção dos concorrentes que estarão no mercado amanhã com ele”, diz Larisse Santos.

Alunos da Faculdade podem contar com orientação dos Professores de acordo com a área em que devem tomar as decisões empresariais. O perfil do participante é o acadêmico que quer vencer e desenvolver habilidades na prática. “É uma excelente oportunidade de colocar em prática conhecimentos que os estudantes vêem na teoria, e mesmo habilidades gerenciais essenciais. Um gestor não é só quem faz o curso na área. A idéia do Desafio é fazer com que o estudante desenvolva uma visão holística como cidadão, estudante e profissional”, completa a Professora Larisse.

Dentre os objetivos do Desafio, destacam-se o estímulo ao espírito empreendedor, o desenvolvimento da capacitação gerencial e de habilidades para trabalhar em equipe, a difusão conceitos sobre ética e a compreensão sobre o papel da cooperação entre os países da América Latina.