Primavera começa anunciando El Niño fraco

Publicado em 23 de setembro de 2014

Ar de primavera: uma das árvores da Unidade 1 da Univiçosa

Cristiane Pires Sampaio: Engenheira Agrícola, Mestre e Doutora em Pré-Processamento de Produtos Agrícolas. Gestora do curso de Gestão Ambiental da Univiçosa

A primavera é a estação do ano marcada pelas flores e que vem após o inverno. No Hemisfério Sul, a estação tem início no equinócio de setembro e vai até o solstício de dezembro.

A temperatura durante a primavera pode ser influenciada pelos oceanos. Nessa estação, os oceanos meridionais do Hemisfério Sul ainda estão frios, mas, com o passar dos dias, eles vão ficando mais aquecidos, o que resulta em temperaturas amenas.

O início da primavera acontece hoje, 23 de setembro no Hemisfério Sul do planeta e vai até o dia 21 de dezembro. Talvez nunca se tenha esperado tanto por essa estação como neste ano. Uma de suas principais características é o retorno da chuva na grande parte do Brasil, inclusive no Sudeste, que passa por um quadro recorde de reservatórios muito baixos.

Há previsão de formação de um El Niño de fraca intensidade, que deve se desenvolver ao longo dos próximos meses e deve garantir chuva na hora certa, porém com mais calor do que o normal, de Norte a Sul do País. A maior parte dessa chuva deve ocorrer em forma de pancadas, geralmente nos períodos da tarde e da noite e vão se tornando mais frequentes à medida que nos aproximamos do verão. De forma geral, teremos mais calor que o normal, e a chuva deverá ficar um pouco acima da média em parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Norte e o Nordeste poderão ter um pouco mais de chuva em outubro, mas, como a média normal é muito baixa naquele mês, pode-se dizer que a primavera será mais seca e bem mais quente do que ocorre normalmente naquelas regiões.