Ainda em final de curso futuro médico veterinário pela Univiçosa passa em concurso estadual

Publicado em 16 de setembro de 2014

Ronaldo Silveira (à direita) com o Professor Giancarlo Magalhães

Nascido em Roraima, o futuro médico veterinário pela Univiçosa Ronaldo Silveira vai voltar para sua terra natal com emprego garantido. Aprovado em concurso público para Fiscal Médico Veterinário do Estado de Roraima, Silveira está concluindo estágio obrigatório e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para colar grau e assumir o cargo.

A Gestora do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa, Alessandra Sayegh, é toda entusiasmo ao falar de Ronaldo Silveira. “Ele já publicou trabalhos em congresso de reprodução com o professor Giancarlo e foi bolsista de iniciação científica da Univiçosa durante sua graduação. E o interessante é que ele ainda nem se formou. Vai colar grau antecipadamente para assumir seu cargo em Roraima”.

Em entrevistaà equipe da Ascom da Univiçosa, Ronaldo Silveira disse que soube aproveitar cada oportunidade oferecida pelo curso.

O que representa para você o fato de ter sido aprovado em um concurso público mesmo antes de se formar?
Representa uma forma de dever cumprido, uma demonstração de que fiz e soube aproveitar bem o meu curso e aquilo que me foi passado.

Qual foi a importância dos conhecimentos adquiridos na Univiçosa, não apenas nos conteúdos gerais do curso, mas em todas as oportunidades que você teve?
Além das matérias vistas em sala de aula, principalmente as ligadas com a inspeção, a troca de saberes com os professores da instituição e os “toques” dados por eles nas matérias que são cobradas em concursos, foram de suma importância para essa aprovação.

O que foi mais marcante na sua passagem pela Univiçosa, já que você está se preparando para colar grau?
Não tem como destacar apenas um momento marcante nesses cinco anos. As experiências de vida, o crescimento pessoal, as amizades construídas e tudo que eu aprendi durante o curso ficarão marcados pelo resto da vida.

Qual é a natureza do cargo que você vai assumir em Roraima?
Lá serei Fiscal de Defesa Agropecuária do Estado

Você volta para a sua terra natal bem formado e com emprego garantido. Quais são os seus projetos profissionais e acadêmicos?
O projeto profissional agora é assumir o cargo e trabalhar como autônomo. Nas horas vagas, atuar na própria propriedade. Na vida acadêmica pretendo ingressar no mestrado após o período probatório do concurso e, enquanto isso, continuar com pesquisas e publicações para melhorar currículo.

Que mensagem você deixa para os seus colegas de curso?
Que eles saibam aproveitar bem o curso e que não fiquem centrados apenas nos conteúdos dados dentro de sala de aula, buscando informações adicionais com professores, profissionais do campo e proprietários. É preciso despertar a curiosidade e buscar respostas.