Meu cão não para de se coçar O que fazer

Publicado em 23 de agosto de 2011

Alessandra Sayegh Arreguy Silva, Médica Veterinária. Gestora do Curso de Medicina Veterinária

Normalmente os proprietários vêem seus animais se coçando ou se lambendo e acreditam que o problema seja pulga. Quando os principais medicamentos antipulgas são utilizados e o animal não apresenta nenhuma evidencia do parasita em sua pele, pode ser a hora de se pensar nas alergias. Assim como as pessoas, os animais de estimação podem sofrer de alergias também. Muitas vezes as causas são pólens, certas gramíneas ou ácaros dentro de casa.

Porém, ao contrário das pessoas, nossos animais de estimação raramente espirram. Em vez disso, eles fazem qualquer coisa para aliviar a sensação de coceira: passam as patas pelo corpo, roçam nas paredes e móveis, e se lambem.

Como essa coceira incomoda também os donos, é importante um acompanhamento médico veterinário através de consultas e exames específicos para se descobrir a causa da alergia.

Na Univiçosa, o Hospital Veterinário funciona com atendimentos previamente marcados, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e seu animal será atendido por professores especialistas.