Publicado em 18 de agosto de 2008
O aluno do módulo 3 do curso de Gestão Ambiental, Filipe Macedo, teve aprovado o Projeto de Pesquisa "Estimadores de Ingresso Percentual de Árvores em Classe Sucessivas de Diâmetro e seu Uso em Gerenciamento de Recursos Florestais". Sob orientação da Professora Silvana Garcia, o Projeto foi submetido à avaliação do Programa BITEC (Bolsas de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico) do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O Bitec 2008/2009 oferece 600 bolsas para que, alunos de curso superior e/ou superior tecnológico, desenvolvam projetos direcionados para o empreendedorismo, a inovação tecnológica e melhorias de gestão. O objetivo é transferir conhecimentos da universidade para as empresas. Os alunos selecionados trabalham para gerar soluções que possibilitem o desenvolvimento tecnológico, maior produtividade e crescimento. É uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional dos estudantes, além de interação entre Instituições de Ensino Superior e Micro e Pequenas Empresas.
O projeto é de curta duração (bolsa de estudos durante 6 meses) e terá início em setembro de 2008. Filipe Macedo e a orientadora Silvana Garcia trabalham junto à empresa DAP Engenharia Florestal, incubada na Universidade Federal de Viçosa que presta consultoria e serviços em manejo florestal, além de desenvolver softwares, modelagem do crescimento e produção, regulação florestal, otimização de multiprodutos, cursos e geração de mapas temáticos.
A oportunidade resulta da parceria do IEL com SENAI, Sebrae e CNPq, e permite a inscrição de pequenos projetos de pesquisa em diversas áreas, além da Ambiental. Para a Professora Silvana, além dos ganhos técnicos e curriculares do aluno aprovado, espera-se que o resultado motive outros estudantes que se interessam pelo uso da Estatística e da Matemática.