Assinado pacto de enfrentamento à violência contra a mulher

Publicado em 06 de abril de 2011

Ângela Figueira durante aula na Univiçosa


Foi assinado nesta terça-feira (5), em solenidade na Câmara de Vereadores de Viçosa, o Pacto de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, em solenidade que reuniu todos os envolvidos no projeto. O evento serviu para oficializar os trabalhos de fortalecimento da rede de proteção da mulher em situação de violência. A Univiçosa, parceira do projeto através do Curso de Psicologia, foi representada na Câmara pela Gestora Ângela Figueira e pelas alunas Natália Ferreira Pinto, Juliana Aparecida Vieira e Tathiane Cardoso Pereira.

Formaram a mesa principal: o Prefeito Celito Sari, o Presidente da Câmara João Batista Teixeira, a Defensora Pública Geral do Estado de Minas Gerais Andrea Abritta, a Defensora Pública e Coordenadora da Mata II Eliana Maria de Oliveira, os defensores públicos de Viçosa Ana Flávia Diniz e Glauco Rodrigues, o Delegado da Polícia Civil José Donizetti Teixeira, a Reitora da Universidade Federal de Viçosa Nilda de Fátima Soares e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Marisa Barletto.

Em Viçosa, a implantação do Pacto ocorre através do Projeto “Casa das Mulheres” que reúne agentes de diferentes segmentos.
Os representantes de cada parceiro se comprometeram a auxiliar na concretização das propostas. Foi anunciada a instalação de uma casa onde funcionará o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. No mesmo local também será realizado o atendimento especial às mulheres vítimas de violência.

A iniciativa faz parte de um programa nacional desenvolvido desde 2007 pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.