Medicina Veterinária da Univiçosa atua na castração de cães e gatos de rua

Publicado em 09 de maio de 2012

A equipe de voluntários da Univiçosa no projeto de castração

O Canil Municipal de Viçosa, sob a supervisão do Professor e Médico Veterinário Tarcizio Antônio Rego de Paula, recebe professores e estudantes do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa como voluntários no Programa da Castração de Cães e Gatos de Rua, resultado da parceria entre o Canil, a Univiçosa e a SOVIPA (Sociedade Viçosa de Proteção aos Animais).

O projeto teve início concreto na quarta-feira 8 de maio com a castração de quatro cadelas da SOVIPA, todas prontas para serem doadas. Cerca de 160 animais já adotados serão castrados e todos que chegarem ao Canil Municipal deverão passar pelo mesmo procedimento, antes da adoção. São 30 alunos e seis professores participando do projeto, alternando as equipes e os dias de cirurgia no canil municipal.

Para os alunos do Curso de Medicina veterinária da Univiçosa é uma excelente oportunidade de prática cirúrgica, devidamente acompanhados pelos professores. Para o município, acredita-se que, no longo prazo, a população de cães de rua diminua consideravelmente.

“Acredito que a Univiçosa esteja desempenhando seu papel de extensão acadêmica de grande importância social com mais esse projeto. É um orgulho muito grande poder ajudar a comunidade viçosense e os animais que não têm a quem recorrer. Tenho certeza de que, juntos, colheremos bons frutos dessa parceria”, diz a gestora do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa, Alessandra Sayegh Arreguy Silva.