Em Patrocínio do Muriaé estudantes da UniviçosaEsuv visitam propriedades de piscicultura

Publicado em 27 de maio de 2013

O grupo da Univiçosa em uma das propriedades

Neste sábado (25), alunos do nono período de Medicina Veterinária da Univiçosa/Esuv visitaram diversas propriedades dedicadas à piscicultura na região de Patrocínio do Muriaé (MG), reconhecida nacionalmente como referência na criação de peixes ornamentais.

A criação de peixes ornamentais vem crescendo ao longo da última década como um meio de introdução da natureza dentro dos lares brasileiros, bem como consultórios médicos, restaurantes e até mesmo em boates.

Patrocínio do Muriaé se destaca na produção do peixe Beta (Betta splendens), representando cerca de 80% da produção nacional. Essa cadeia de produção de peixes ornamentais nessa região conta com a participação do Médico Veterinário Gabriel Miranda, formado pela Univiçosa/Esuv em 2011, que já trabalhava com os animais antes de entrar na faculdade e é apaixonado por eles. Gabriel Miranda (de branco, na foto ao lado, com o Professor Moacir Carreta Jr.) trabalha com melhoramento genético desses peixes e já criou duas variações novas de coloração.

“Para os nossos alunos é fundamental conhecer um segmento da Medicina Veterinária que está em franca expansão e se mostra um mercado de trabalho promissor”, diz o professor Moacir Carretta Júnior (Médico Veterinário, Mestre em “Morfofisiologia da Reprodução” e Doutor “Morfofisiologia de Animais Domésticos e Silvestres”).

O professor Moacir vem realizando visitas técnicas com os alunos da disciplina “Criação e Exploração de Espécies Não-Convencionais” para ampliar a participação do Médico Veterinário nessa área de grande demanda de profissionais.