Brasileiro consome pouca fruta, verduras e legumes. É o que aponta estudo realizado pelo IBGE tendo como parâmetro as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).
O estudo “Análise de Consumo Alimentar Pessoal no Brasil”, que compõe a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 foi divulgado pelo IBGE no último dia 28 de julho e aponta que 90% dos brasileiros se alimentam mal.
A boa qualidade nutricional dos alimentos consumidos pelos brasileiros está inversamente relacionada ao poder aquisitivo de cada um: quanto maior a renda familiar por pessoa, menor a ingestão de alto valor nutricional e maior o consumo de frituras, doces, massas e refrigerantes.
Outro dado apontado pela pesquisa: os homens bebem mais alcoólicos do que as mulheres e comem menos frutas, verduras e legumes.
O recomendado é consumir 400g de frutas, verduras e legumes por dia, mas nem 10% da população ingere o indicado. O campeão de consumo diário per capita no Brasil é o café: 215,1g/dia. O brasileiro combina sua dieta tradicional à base de arroz (160,3g/dia) e feijão (182,9g/dia) com alimentos pouco nutritivos e muito calóricos.
“Para reverter esse quadro preocupante é importante adotar hábitos saudáveis: consumir diariamente cereais integrais, feijões, frutas, legumes e verduras, leite e derivados, e carnes magras, aves ou peixe; preferir alimentos frescos e aqueles da estação – eles são mais baratos e nutritivos; e consumir, entre as grandes refeições, frutas frescas ou sucos de frutas sem adição de açúcar”, explica a Nutricionista Cristiane Sampaio, Gestora do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa.