Publicado em 08 de setembro de 2008
(*) Alessandra SayeghNo dia 09 de setembro comemora-se no Brasil o dia do Médico Veterinário. Esta data foi escolhida porque no dia 09 de setembro de 1933, através do Decreto n 23.133, o então presidente Getúlio Vargas criou uma normatização para a atuação do Médico Veterinário e para o ensino da profissão. Em reconhecimento, a data passou a valer como o Dia do Médico Veterinário, mas já existiam escolas de Veterinária no Brasil desde 1910.
Na verdade, de acordo com registros, a história da Medicina Veterinária iniciou-se a 4000 a. C, na Babilônia e Egito, onde a domesticação de algumas espécies animais exigiu a existência do Médico dos Animais. Os gregos e romanos antigos tinham uma classe de médicos, chamada de "doutores de cavalos" cuja tradução em latim para a especialidade era veterinarius, de onde surgiu o termo veterinário.
Atualmente ser veterinário não é só atender animais. É cuidar também dos seres humanos. Isto acontece na inspeção de todas as etapas de produção animal até a verificação dos alimentos que chegam às mesas de toda a população como leite, carnes e ovos para que estejam em excelentes condições para consumo. É entender e preocupar com questões como saneamento básico, controle de vetores e zoonoses, cuidando também da saúde coletiva. Mas, não podemos negar: sem dúvida nenhuma somos apaixonados por bichos! E é um prazer indescritível cuidar e curar doenças nos animais. São pêlos, penas e escamas que nos comove a cada atendimento, ensinando-nos a crescer como profissionais e seres humanos.
Neste dia, gostaria de parabenizar a todos aqueles que escolheram dedicar sua vida profissional a favor dos animais e dos benefícios que eles podem trazer aos homens. Feliz dia do Médico Veterinário!
(*) Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa