Publicado em 10 de agosto de 2010
* Cleiton Elói de Freitas
A certificação profissional em TI é uma das formas de determinar o nível de conhecimento de um profissional em determinada área. Para isso, é necessário que esse conhecimento seja medido, balizado, comparado e verificado. As certificações profissionais servem de métrica padronizada para mensurar a quantidade e a qualidade de conhecimentos e habilidades especificas que um profissional possui. Com base nelas é possível atestar se o profissional é ou não especialista em determinada área.
Há uma infinidade de certificações em TI no mercado à disposição dos profissionais. O interessado deve estudar os detalhes de cada certificação antes de escolher qual será feita. Precisa ser extremamente criterioso na escolha levando em conta fatores como aceitação e respeitabilidade pelo mercado, além do retorno do investimento. De forma geral, o mais importante é verificar o que de mais importante determinada certificação trará em termos de benefícios para o profissional que a obtiver.
As principais certificações de TI que o mercado oferece são:
Infraestrutura (redes e sistemas operacionais)
- Cisco (CCNA, CCNP e CCIE)
- Microsoft (MCP, MCSA, MCSE e MCDST)
- Linux (LPI1, LPI2, etc.)
Governança e gestão
- PMP (Project Management Professional)
- ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
- COBIT (Control Objectives for Information and related Technology)
Segurança e controles
- CISSP (Certified Information Systems Security Professional)
- CISA (Certified Information Systems Auditor)
- CCSE (Check Point Certified Security Expert)
Programação
- SCJP (Sun Certified Java Programmer) foco em Java.
Muitos profissionais pensam que apenas obter uma certificação garante um bom emprego ou bom salário, mas, na pratica, a certificação serve como diferencial, ou seja, fará com que o currículo do profissional tenha maiores chances de ser selecionado. Em alguns casos, a certificação é um pré-requisito para concorrer a uma vaga onde a empresa quer ter certeza de que o profissional procurado domina determinada tecnologia ou possui conhecimentos específicos em alguma área. É muito comum ouvir questionamentos sobre o salário de um profissional certificado, mas o que deve ser levado em consideração é que quanto maior o nível de dificuldade e abrangência das certificações que o profissional possuir menor será a chance de ele ficar desempregado. Outra questão que dever será analisada é em qual lado da pirâmide você quer estar: na ponta, onde a demanda é enorme e os profissionais são poucos – consequentemente os salários são maiores; ou na base, onde, apesar da demanda forte pelo mercado, existe uma oferta igualmente grande de profissionais.
* Gestor dos cursos superiores de tecnologia em”Redes de Computadores” e “Desenvolvimento para Web” da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa