Publicado em 08 de maio de 2009
Neste sábado (9), ao meio dia, especialistas irão esclarecer dúvidas e desvendar os mistérios da Gripe Suína, que passou a ser chamada de “Nova Gripe” ou “Influenza A H1N1” pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Produzido e apresentado por Rodolfo de Souza, o programa é oportuno porque irá abordar, de forma clara e objetiva, as verdades e os mitos sobre gripe, resfriado e a nova gripe; vai falar das providências que as autoridades locais e regionais estão tomando; explicará se nossa rede pública de saúde está preparada para eventuais casos da doença; e falará das repercussões sobre as quatro primeiras ocorrências registradas no País, uma delas aqui em Minas. No programa, o Professor da Faculdade, Médico Veterinário Artur Kanadani Campos, explica os aspectos sanitários, as origens da doença, como ocorre a transmissão e por que o homem não se contamina ao comer a carne de porco. O médico otorrinolaringologista Flávio Cassemiro fala dos aspectos clínicos de resfriados, gripes e da nova gripe, dando detalhes sobre os erros mais comuns nestes casos, ensinando a prevenir. E o Secretário de Saúde José de Arimathéa Marques conta, com detalhes, as providências que as autoridades da região estão tomando em sintonia com os governos estadual e federal.
O programa “95 Entrevista” sobre Gripe Suína irá ao ar neste sábado às 12h00 pela Rádio 95 (95,1MHz).
Outros professores da Faculdade também já participaram
Dedicado a temas como direito e cidadania, meio ambiente, cultura e bem-estar, o programa “95 Entrevista” completa um mês e se dedicou à saúde nas suas primeiras edições.
O programa de estréia, sobre Hipertensão, teve a participação do médico cardiologista Fabrício Bandeira. No segundo programa, o assunto foi “Obesidade e Atividade Física”, com as presenças da Professora do Curso de Nutrição da Faculdade Maria da Conceição Rosado Batista e do Professor do Departamento de Educação Física da UFV Paulo Roberto Amorim. O terceiro programa foi sobre cuidados com medicamentos, com o Gestor do Curso de Farmácia da Faculdade, Marcos Rodrigo de Oliveira.