Quarta edição do Simpac-UNI reúne professores e estudantes para a exposição de trabalhos científicos

Publicado em 17 de maio de 2012

Público acadêmico atento, na abertura do IV Simpac-Uni


Nesta quarta-feira (16), professores e estudantes participaram do IV Simpac-Uni: Simpósio de Produção Acadêmica da Univiçosa. Na abertura do evento, pela manhã, a Diretora da Faculdade, Adriana Cambuí (foto), lembrou a grande quantidade de trabalhos científicos que vêm sendo produzidos na Univiçosa, citou as publicações e apresentações em congressos, inclusive internacionais. Disse, ainda, que, nesta quarta edição, o Simpac-Uni teve um diferencial: a união da Univiçosa com a Esuv promoveu a interação de estudantes e professores das duas instituições. “Teremos aqui a visita de estudantes da Esuv, especialmente do Curso de Engenharia Civil, prestigiando nosso evento”, disse.

O IV Simpac-Uni começou às 8h30 com a exposição de pôsteres e apresentações orais dos cursos de Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição; continuou à tarde e foi encerrado à noite, também com exposição de pôsteres e apresentações orais, além de palestras e minicursos para acadêmicos de Psicologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.

A Professora Érica Nascif, coordenadora do IV Simpac-Uni, afirma que o diferencial desta edição para as anteriores está na quantidade de trabalhos inscritos e participação de alunos e professores: “Nesta edição a gente percebeu um aumento no número de trabalhos que foram enviados e mesmo no número de alunos que se envolveu e participou e de professores dos diferentes cursos”.

Como resultado da interação de professores e alunos, a coordenadora interpreta que essa troca de experiência se efetiva ao longo de todo um processo de orientação em que “o professor incentiva o aluno dentro de sala, durante as aulas, a produzir alguma coisa visando já essa publicação no Simpac, com o objetivo mesmo de mostrar os resultados dos trabalhos nas ações de pesquisa, ensino e extensão. Então o incentivo é no dia-a-dia mesmo, do contato entre aluno e professor”.

O desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão por professores e alunos da Univiçosa é uma iniciativa com foco na iniciação científica com a produção de trabalhos que procuram alcançar resultados satisfatórios no cenário acadêmico. A Gestora do Curso de Medicina Veterinária, Alessandra Sayegh, está contente com o retorno das produções científicas realizadas por seus alunos: “Inscrevemos 86 trabalhos. Temos mais ou menos 36 apresentados oralmente e os outros pôsteres. E a gente tem buscado isso: estimular os alunos a pesquisar, a correr atrás dos professores, a relatar casos clínicos atendidos no Hospital Veterinário da Univiçosa; e a gente conseguiu, pela primeira vez, esse resultado expressivo do Curso”, diz.