NGAUniviçosa e a sustentabilidade

Publicado em 20 de outubro de 2010

PET na natureza polui por séculos

Sustentabilidade é saber usar de forma consciente os recursos naturais que o meio ambiente nos oferece de forma que não o agrida, ou seja, repor tudo aquilo que retiramos da natureza mantendo o equilíbrio dos recursos disponíveis.

Era um assunto teórico, mas tornou-se real e prático. Essa transformação já é utilizada por diversas empresas. Há pouco tempo a Estrela lançou o jogo “Banco Imobiliário Sustentável”, desenvolvido em material reciclável, com questões sobre responsabilidade social, coleta seletiva e proteção ambiental. O mais interessante nesse jogo é que, em vez de dinheiro, os participantes ganham créditos de carbono que podem ser usados em reflorestamento ou na obtenção de propriedades. A Unilever, fabricante do amaciante Comfort, dentre outros produtos, lançou a campanha “End-To-End”, ou seja, uma embalagem sustentável, tornando seu amaciante mais concentrado, o que traz como conseqüência a diminuição de 63% do consumo de papel na caixa de papelão utilizada no transporte e distribuição do produto, 37% do consumo de plástico para a produção da embalagem e 37% da quantidade de resíduos sólidos no pós-consumo. A Hering divulgou a campanha “Hering e a moda sustentável”: as camisetas são confeccionadas a partir de garrafas PET – Politereftalato de Etileno, um polímero termoplástico. A rede McDonalds inaugurou no Brasil uma loja verde com o objetivo de economizar energia: as janelas se abrem e o ar-condicionado é desligado automaticamente; foram empregados tijolos de demolição, madeira certificada e placas de revestimento feitas de casca de arroz e coco.

A Univiçosa, enfatizando a questão da sustentabilidade, criou o NGA (Núcleo de Gestão Ambiental), formado por acadêmicos do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. Um de seus projetos foi a criação de uma composteira que destina de maneira ambientalmente correta carcaças de animais produzidas nas aulas práticas do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa.

“É hora de nos unirmos e mostrar que sustentabilidade é algo real. Nós, futuros tecnólogos da Univiçosa, estamos fazendo a nossa parte, mostrando que esse papel não é só do Gestor Ambiental. Em parceria com os outros cursos da faculdade, esperamos vencer mais este desafio”, diz Rodrigo de Almeida, acadêmico de Gestão Ambiental e membro do NGA.


NGA confecciona pufss com garrafas PET

O NGA confecciona móveis e objetos de decoração a partir de garrafas PET com o objetivo de estimular a reciclagem. Reciclar significa reduzir o volume de lixo nos aterros sanitários, ajudar na economia de energia para a produção de um novo plástico e na economia de petróleo.

O Brasil produz anualmente cerca de três bilhões de garrafas PET, produto 100% reciclável, porém o volume de reciclagem é de apenas 50%. Isso significa que pelo menos um bilhão e meio unidades de plástico não-biodegradável são descartadas no meio ambiente por ano, e demora cerca de 100 a 400 anos para se decompor na natureza.

Nesta semana foram entregues à Professora Adriana Cambuí, Diretora Administrativa da Faculdade, os primeiros puffs confeccionados pela NGA com garrafas recolhidas no próprio campus e entre alunos, professores e servidores. As peças passaram a decorar a sala da Diretora.