PROFESSOR DE MEDICINA VETERINÁRIA VISITA EMPRESA ESPECIALIZADA EM PECUÁRIA

Publicado em 28 de fevereiro de 2013

Uma das instalações da Sekita

Em visita técnica ao Grupo Sekita Agronegócios de Rio Paranaíba (MG), o Professor de "Biotécnicas da Reprodução Animal", do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa, Giancarlo Magalhães, aperfeiçoou conhecimentos em pecuária tecnificada que, segundo o professor, está cada vez mais sustentável.

Durante a visita, a responsável pelo projeto no Grupo Ana Paula Sekita, apresentou o planejamento para os próximos três anos com especificações de metas e os motivos que levaram à implantação do rojeto, bem como a integração entre lavoura e pecuária, benefícios trazidos com a rotação de culturas, formação de pastagens temporárias, plantio de milho e aproveitamento de dejetos como fertilizantes, produção eficiente de alimentos e maquinário ocioso.

Ana Paula afirma que, com a estrutura, a lucratividade gerada fica em torno de R$ 4/vaca/dia e a projeção é que a fazenda produza 52 mil litros de leite até 2016, podendo se consolidar entre as dez maiores produtores do país.

Na Sekita Agronegócios foram apresentadas as instalações do free stall, sistema de criação com instalações imprescindíveis ao abrigo dos animais em que há, aproximadamente, 1600 vacas alojadas, além de espaços que recebem bezerros e onde se faz o manejo das novilhas.

Na oportunidade, o Prof. Giancarlo aproveitou para discutir sobre o manejo reprodutivo da fazenda enfatizando, principalmente o uso de biotécnicas da reprodução que são utilizadas para a multiplicação do plantel, grupo de animais de boa raça, conservados para reprodução: “Nessa visita, tive a oportunidade de conhecer a linha de ordenha, quase que totalmente automatizada, e também a produção de silagem, onde os dimensionamentos dos silos chamam atenção, devido a milhares de toneladas que são armazenados em cada um deles” enfatiza Giancarlo.

Em contato com a empresa, o Professor inseriu a Univiçosa na lista das instituições parceiras do grupo Sekita para a realização de estágio. A empresa analisa cuidadosamente o currículo de cada interessado e seleciona alunos com perfil de empreendedorismo, para que possam somar resultados no projeto.