Pendrive precisa de proteção extra orienta Professor da Univiçosa

Publicado em 13 de setembro de 2010

Pendrive merece segurança especial


Quem empresta o pendrive regularmente passa a contar com um recurso extra de proteção para evitar o risco de ter alguém bisbilhotando seus arquivos pessoais. Um programa gratuito de criptografia, o USBSafeguard. O software coloca senha em todas as pastas e documentos guardados no gadget.

O funcionamento é simples: instalado no próprio pendrive, ao ser acionado o programa abre uma janela para o usuário inserir a senha. Então, basta abrir a aplicação e arrastar para dentro do programa a(s) pasta(s) a ser(em) bloqueada(s). A seguir, clique em Encrypt e aguarde a conclusão do processo. Os arquivos protegidos ficarão dentro do programa e poderão ser lidos com o comando Decrypt All.

“Hoje os pendrives são ferramentas quase indispensáveis para os universitários. Com isso, o número de pessoas que utilizam o dispositivo e muito alto, sendo comum encontrar esse tipo de equipamento esquecido em computadores públicos de faculdades e lan houses. Mas o grande problema não são os pendrives perdidos e, sim, os dados que se encontram no dispositivo. Esta matéria é uma boa sugestão para os usuários ficarem mais tranquilos”, diz o acadêmico Flávio de Paiva Maia, do quarto módulo do curso superior de tecnologia em “Redes de Computadores” da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa.

Para Allan Guerreiro Carneiro, professor de “Banco de Dados”, “Engenharia de Software” e “Configuração de Computadores” dos cursos de Redes e Desenvolvimento para Web da Univiçosa, há sempre o risco de pessoas mal-intencionadas publicarem na internet conteúdos particulares encontrados em pendrives. “É importante proteger essa informação através da criptografia, técnica que transforma a informação em algo ilegível para quem não tem a senha”, afirma.