Publicado em 13 de agosto de 2010
O gosto pelo cinema, na infância, virou paixão de adulto para Bruno de Morais Cury, e o levou a ter contato com a Psicologia, com especial afinidade pela abordagem centrada na pessoa. Formado em Psicoterapia Clínica pelo IHP (Instituto Humanista de Psicoterapia), Bruno Cury acaba de lançar o livro “HUMANISMO EM CENA: Comentários de Filmes à Luz do Referencial Teórico da Abordagem Centrada na Pessoa”, pela editora CRV.
“Fiz o primeiro artigo do livro: ‘a possibilidade e a descrença nos filmes Cidade dos Anjos e Matrix’. Desde então, a idéia tomou corpo e, sempre que tinha tempo, escrevia um artigo. Considerei que mesmo com muita dedicação, o que já tinha produzido não era um material suficiente, digamos assim, a ponto de publicar um livro”, diz o Professor. “Foi quando, em um dos grupões, no VIII Fórum Brasileiro da Abordagem Centrada na Pessoa [Outubro de 2009, em Florianópolis/SC], pedi ajuda em público para concluir o projeto original, e, desde então, passei a receber dos profissionais, clínicos, professores e alunos envolvidos com a ACP de vários Estados, os artigos produzidos, que se encontram no livro”, explica.
“Os filmes sempre me inspiraram a enxergar a vida de forma diferente com a mensagem que trazem, por isso, desde que me tornei professor, em 2006, nunca deixei de usar trechos ou até filmes completos para ilustrar o que estava falando em sala, teoricamente. O retorno que tive e tenho dos meus alunos é que, além de gostarem, é sempre bom tentar aplicar o conteúdo teórico com algum outro recurso, e, sendo assim, por que não a sétima arte?”, diz Bruno Cury.
O autor na Univiçosa
O autor na Univiçosa
Mestrando em “Psicologia: Intervenções Clínicas e Sociais”, pela PUC-Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Bruno de Morais Cury é Professor em regime de dedicação parcial na Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa, onde também é responsável pelos estágios no Curso de Psicologia e integra o Comitê de Ética em Pesquisa.
Outras atividades
Além de escritor, professor, coordenador dos estágios de Psicologia e membro do CONSEPE na Univiçosa, Bruno Cury ministra aulas em outras instituições de ensino.
Integra, também, como membro efetivo, o GRUMPSIH (Grupo Mineiro de Psicologia Humanista), que já dirigiu. É psicoterapeuta de adultos e casais, facilitador de grupos, tem experiência e atua, principalmente, nos seguintes temas: psicologia da personalidade, ética profissional, teorias e técnicas psicoterápicas e psicologia clínica humanista.