Um trabalho de pesquisa na Escola Estadual “Alice Loureiro” mobilizou acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em “Gestão Ambiental” da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa. A escola fica no bairro Silvestre, visitada pelo grupo de universitários no da 09 de Junho, quando foram aplicados questionários entre estudantes de oitavo e nono anos de Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio. Os dados foram tabulados e analisados, devendo ser enviados à direção da escola em breve.
No sábado (26), os mesmos acadêmicos retornaram à escola para desenvolver atividades variadas com os estudantes em oficinas de reaproveitamento de garrafas pet, produção de sabão líquido à base de óleo de cozinha usado e peteca. Foi encenada a peça teatral “A Árvore Generosa” e uma dupla de recreadores dirigiu animação na quadra da escola sobre questões ambientais. Ao final, houve confraternização com café, broa, queijo e pipoca.
“Esperamos ter conseguido despertar o interesse dos alunos para a reciclagem e reutilização dos materiais e também para a preservação do meio ambiente”, afirma a Professora de Educação Ambiental da Univiçosa Maria de Lourdes Pinheiro de Azevedo, que dirigiu as ações na Escola "Alice Loureiro".
“A atividade desenvolvida na escola do bairro Silvestre foi um sucesso, com o envolvimento maciço da comunidade. Compareceram cerca de 200 pessoas, entre alunos e pais, que foram participar das oficinas oferecidas. Trabalhamos a consciência ambiental de forma leve e descontraída para atrair o público dos ensinos fundamental e médio, uma forma de dar retorno pela disponibilidade da escola, que cedeu espaço para os nossos alunos desenvolverem seu trabalho acadêmico”, comenta a Gestora do Curso, Maria Emília Borges Alves. “Os acadêmicos da Univiçosa, sob a supervisão da Professora Maria de Lourdes, organizaram todo o evento, desde a divulgação até o oferecimento das oficinas e do lanche comunitário, mostrando sua vocação para o caráter multidisciplinar da gestão ambiental. Este tipo de evento já é tradição no curso de Gestão Ambiental, desde a primeira turma”, finaliza.
Univiçosa na comunidade Gestão Ambiental faz atividade em Silvestre
Publicado em 28 de junho de 2010