Psicologia da Univiçosa em ação solidária na região serrana do RJ

Publicado em 04 de março de 2011

Equipe de Psicologia da Univiçosa passa 10 dias na região serrana do RJ


Acadêmicos e Psicólogos da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde participam de uma missão humanitária coordenada pela Cruz Vermelha na região serrana do Rio de Janeiro. Nos primeiros dias do ano, a região registrou centenas de mortes em virtude de alagamentos e deslizamentos de terra. De acordo com a Gestora do Curso de Psicologia da Univiçosa, Ângela Figueira, o objetivo da missão é utilizar os conhecimentos do grupo cuidando das feridas emocionais das pessoas atingidas pela tragédia.

Segundo a Cruz Vermelha, muitos adultos e crianças sofrem profundamente a perda de seus referenciais: família, casa, objetos pessoais e animais de estimação, por exemplo. “Em situações assim, faltam forças para a pessoa recomendar e há forte incidência de suicídios”, comenta Ângela. “São ocasiões em que as mais diversas reações de natureza psicológica despontam nas pessoas: medo, raiva, insegurança, revolta e agressividade. A Psicologia pode ajudar essas pessoas e quem está envolvido no trabalho a lidar com o cenário de calamidade”, explica.

A equipe da Univiçosa partiu nesta sexta-feira (4) e vai passar 10 dias em Teresópolis, aproveitando o período de carnaval. Também integra o grupo o Professor do Curso de Libras da Faculdade, Carlos Henrique.